• LEH UFF

LEH Convida: Ciclo de Webdebates sobre História Pública & Ensino de História

Atualizado: 20 de jul. de 2020

O Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense (LEH/UFF), em virtude das restrições para contenção da pandemia Covid-19, precisou adaptar a proposta de um ciclo de encontros para debater as interfaces entre ensino e a história pública, previsto para o decorrer de 2020. Apresentamos, desse modo, o formato webdebates, concentrando as exibições online, através da rede social do Facebook do LEH, entre os meses de junho e agosto deste ano.


As possíveis relações entre a história pública e o ensino de História, bem como seus diálogos com espaços não escolares, é um dos temas que mobiliza atenção de pesquisadores, professores e estudantes, universitários e da rede básica de ensino. Nesse cenário, Rodrigo de Almeida Ferreira (UFF) e Miriam Hermeto (UFMG), ambos professores da área de Pesquisa e Práticas de Ensino de História e integrantes da Rede Brasileira de História Pública (RBHP), estabeleceram a parceria que hoje se desdobra nesse LEH Convida: Ciclo de webdebates. Em 2019, eles coordenaram para a Revista História Hoje – publicação da Associação dos Professores de História (ANPUH) voltada ao ensino básico – o dossiê Ensino de História e História Pública (link: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/15) e organizaram o livro História Pública e Ensino de História (em processo final editorial pela Letra e Voz).


Foram programadas nove mesas temáticas, que contam com dois textos de referência – por vezes haverá mais de dois autores, pois grande parte das publicações foram escritas em coautoria; nesses casos, quase sempre entre professores do ensino básico e superior. Depois do webdebate piloto, cujo tema Ensino de História e História Pública foi debatido por Miriam Hermeto (UFMG), Rodrigo de Almeida (UFF) e Sônia Wanderley (CaP/UERJ), as sessões passaram a ser semanais, toda terça-feira, às 17h, no Facebook do LEH. Nesse meio tempo em que nos adaptamos às novas contingências, outros canais tem sido abertos para a divulgação e memória das ações, como o canal LEH no YouTube, no Instagram e neste site.

Como indicado, o projeto compõe a ação LEH Convida como formato especial de ciclo temático de debate. Foi planejado e desenvolvido em parceria com o grupo de Ensino de História da UFMG, com apoio da Rede Brasileira de História Pública e do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória/UFF. No mês de julho, o LEH Convida – Ciclo de webdebates integra, ainda, o Festival Em Casa com a FEUFF (Faculdade de Educação da UFF).

15 visualizações0 comentário