• LEH UFF

LEH Convida: Ensino de História & História Pública: Regimes Historiográficos e Recepção


 

A próxima sessão do "LEH Convida Ciclo de Webdebates Ensino de História e História Pública" tem como tema "Os Regimes Historiográficos e Recepção", com os professores Fernando Nicolazzi (UFRGS) e João Escosteguy Filho (IFRJ/Pinheiral).

Nicolazzi é professor no curso de História da UFRGS, onde também integra os programas de pós graduação em História e do ProfHistória. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado/LUPPA-UFRGS e do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade/NEHM-UFOP. Colaborou no dossiê Ensino de Historia e História Pública da Revista História Hoje com o artigo "Os historiadores e seus públicos: regimes historiográficos, recepção da história e história pública".

João Escosteguy Filho é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Pinheiral, desde 2014, ministrando atualmente aulas nos cursos técnicos de nível médio e na Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade. Também é tutor à distância do curso de graduação em História da UNIRIO, oferecido via Cederj, modalidade semipresencial. Com interesse especial em História da Historiografia Brasileira, Ensino de História e Educação em Direitos Humanos, tem apresentado produções nessas áreas. Também para o referido dossiê da Revista História Hoje, redigiu o artigo "Batalhas públicas pela história nas redes sociais: articulações para uma educação histórica em direitos humanos".

A conversa será mediada por Ana Maria Mauad, professora titular do departamento de História da UFF, com atuação especialmente em teoria e metodologia da História, História da Memória, Fotografia e História Pública. Compõe o programa de pós graduação e atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de História/UFF. Participa do LABHOI/UFF e da Rede Brasileira de História Pública - RBHP.

Link para o dossiê da RHH: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/15e


Para assistir a Live, siga nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/UFFLEH/

20 visualizações0 comentário