NOSSA HISTÓRIA

O Laboratório de Ensino de História foi criado, na década de 1990, na Universidade Federal Fluminense. Desde 2010, vem se redefinindo como centro de referência para a formação e qualificação de professores de História.

 

A linha-eixo Educação em História: da formação docente a circularidade do conhecimento histórico, contempla quatro linhas de pesquisa: a) Educação Democrática; b) História Pública e Educação; c) Formação e profissão docente; d) Redes de conhecimento e significações de direitos humanos; que contemplam os projetos e ações desenvolvidos pelo LEH.

Inscrito nesse diretório, os resultados do LEH tem sido apresentado à comunidade acadêmica e sociedade geral por meio de seminários e eventos públicos, como o LEH Convida: História Pública e Educação, Jornada do LEH, bem como procurado amplificar os debates que se estabelecem no âmbito legislativo a favor do livre exercício docente e por uma educação democrática.

CORPO DOCENTE ATUAL

Pensar a área da Educação e História em diálogo com Estudos dos Cotidianos, História Social da Cultura e Ensino de História.

foto everardo paiva_edited.jpg

Everardo Paiva

Investigar os saberes e fazeres docentes, destacando o papel da escola e do Ensino de História  na sociedade, enfatizando as narrativas e  trajetórias de vidas.

foto fernando penna_edited.png

Fernando Penna

Debater a Educação Democrática, o Ensino de História e desafios éticos e políticos na profissão docente.

Bernardo Constant 

(2017)

Nelson Ricardo 

(2018)

WhatsApp Image 2019-08-29 at 15.58_edite

Nívea Andrade

foto patricia teixeira_edited.jpg

Patrícia Teixeira

Refletir sobre Educação e História, na interface com estudos sobre Formação de Professores, Educação e Mídia e Educação Antirracista.

s200_rodrigo_edited.jpg

Rodrigo de Almeida

Discutir o ensino de história em perspectiva com a educação libertária, na interface com a história pública, cinema e circularidade do conhecimento.

Natasha Rosa 

(2019)

Julia Ribeiro

(2019)

Emmanuelle Nascimento

(2021)

MONITORES

Marina Pechim 

(2020)

Lucas Nascimento

(2021)