
NOSSA HISTÓRIA
O Laboratório de Ensino de História foi criado, na década de 1990, na Universidade Federal Fluminense. Desde 2010, vem se redefinindo como centro de referência para a formação e qualificação de professores de História.
A linha-eixo Educação em História: da formação docente a circularidade do conhecimento histórico, contempla quatro linhas de pesquisa: a) Educação Democrática; b) História Pública e Educação; c) Formação e profissão docente; d) Redes de conhecimento e significações de direitos humanos; que contemplam os projetos e ações desenvolvidos pelo LEH.
Inscrito nesse diretório, os resultados do LEH tem sido apresentado à comunidade acadêmica e sociedade geral por meio de seminários e eventos públicos, como o LEH Convida: História Pública e Educação, Jornada do LEH, bem como procurado amplificar os debates que se estabelecem no âmbito legislativo a favor do livre exercício docente e por uma educação democrática.
CORPO DOCENTE ATUAL
Pensar a área da Educação e História em diálogo com Estudos dos Cotidianos, História Social da Cultura e Ensino de História.

Everardo Paiva
Investigar os saberes e fazeres docentes, destacando o papel da escola e do Ensino de História na sociedade, enfatizando as narrativas e trajetórias de vidas.

Fernando Penna
Debater a Educação Democrática, o Ensino de História e desafios éticos e políticos na profissão docente.
Bernardo Constant
(2017)
Nelson Ricardo
(2018)

Nívea Andrade

Patrícia Teixeira
Refletir sobre Educação e História, na interface com estudos sobre Formação de Professores, Educação e Mídia e Educação Antirracista.

Rodrigo de Almeida
Discutir o ensino de história em perspectiva com a educação libertária, na interface com a história pública, cinema e circularidade do conhecimento.
Natasha Rosa
(2019)
Julia Ribeiro
(2019)
Emmanuelle Nascimento
(2021)
MONITORES
Marina Pechim
(2020)
Lucas Nascimento
(2021)